Real Moeda brasileira
💰Curto Economia

Juros: você sabe o que significa? E como afetam o seu dia a dia?

17-ago 14:53
2 min
Créditos da imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Os juros estão presentes nas diferentes formas de pagamentos e investimentos e você pode até nem saber que eles existem, mas com certeza afetam o seu cotidiano. Só uma palhinha: as taxas de juros definem as relações entre poupadores e consumidores, e são o ‘valor do dinheiro no tempo’. Saiba mais!

Ao pesquisar a palavra juros (naquele site de buscas que você bem sabe qual é 🙄) aparecem explicações como recompensas, rendas, usuras, ágios, lucros, prêmios e rendimentos. No dicionário, juros é o plural de juro. E juro é o lucro obtido por dinheiro emprestado ou “emprestar dinheiro a juros”.  Normalmente os juros vem acompanhado da palavra taxa (taxas de juros).

O que significa?

Os juros são o “aluguel” do valor que foi pego emprestado. O termo, financeiramente falando, é um percentual cobrado em cima do valor emprestado ou do valor que uma das partes deve. Além de ser cobrado em cima do valor, também é calculado com base no tempo do empréstimo.

“A taxa de juros é um dos principais preços da economia e é definida como o ‘valor do dinheiro no tempo’. A taxa de juros define as relações entre poupadores e consumidores. Este termo é aplicado com muita frequência e define as decisões temporais ou intertemporais”, explicou o economista José Mauro Dellela, professor do Departamento de Administração da FAAP que esteve no cargo de  Economista-Chefe do Itaú Unibanco Asset Management.

Ouça aqui a explicação completa do professor Dellela ao Curto News:

Quem é quem?

Vamos começar pelo devedor e credor, ou poupador e consumidor. O devedor (ou consumidor) é quem pega o valor emprestado e paga os juros por ele.

Já o credor (ou poupador) é quem empresta o valor e recebe os juros pelo recurso poupado.

Pra que servem?

Os juros são uma espécie de bonificação, que é paga pelo devedor por ter consumido, investido ou pago outras dívidas com o dinheiro do poupador.

Importante: não confunda os juros ou taxa de juros que você paga por um empréstimo, com a “taxa de juros básica da economia”, a tal Selic. Essa é uma outra história que a gente te explica em outro texto. Em breve 😉!