A16z cria arsenal de GPUs para atrair startups de IA
Créditos da imagem: The Information

A16z cria arsenal de GPUs para atrair startups de IA

A gigante do venture capital Andreessen Horowitz (a16z) está montando um arsenal de GPUs poderoso, incluindo as cobiçadas Nvidia H100s. A iniciativa, batizada de ‘Oxygen’, tem como objetivo atrair e apoiar startups de inteligência artificial (IA).

PUBLICIDADE

Veja como funciona

  • A a16z já garantiu milhares de chips de IA, com planos de chegar a mais de 20.000 GPUs, rivalizando a capacidade computacional de grandes laboratórios de IA.
  • O programa permitirá que a empresa alugue esses chips para startups de seu portfólio a preços abaixo do mercado, em troca de participação societária.
  • A plataforma de geração de vídeo Luma AI, uma das primeiras participantes do programa, citou o acesso facilitado à GPU como fator decisivo na escolha da a16z como principal investidora.
  • Nos últimos dois anos, a a16z se tornou a segunda maior investidora em empresas de IA generativa, financiando companhias como xAI, Mistral, OpenAI e outras.

Por que isso importa

Ao oferecer acesso a recursos escassos de GPU, a a16z vai além de ser apenas uma fonte de capital. Essa estratégia pode remodelar o cenário de VC em IA, dando uma vantagem significativa às startups do seu portfólio, especialmente para empresas menores que lutam para competir devido ao alto custo dos chips de IA.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima