Créditos da imagem: Curto News/BingAI

IA mostra sinais de maturidade e expansão no Brasil; entenda

Após grandes expectativas, a tão esperada revolução em inteligência artificial (IA) finalmente chegou ao Brasil, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), uma importante empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services de 2023 para o Brasil constata que a transformação de empresas por meio da inteligência artificial está em pleno andamento no Brasil e está se expandindo a uma taxa e escala surpreendentes. Virtualmente, cada função possui uma solução capaz de automatizar processos, reduzir custos, mitigar riscos, gerar receitas adicionais ou permitir uma melhor tomada de decisões, relata o relatório do ISG.

PUBLICIDADE

“Há um aumento constante nas aplicações de IA e nas capacidades de negócios habilitadas por IA usadas em vários departamentos, processos e setores de empresas”, disse Shriram Natarajan, diretor do ISG, Transformação da Indústria e IA Aplicada. “Os principais fornecedores têm uma visão clara de como suas soluções podem transformar positivamente os negócios de seus clientes”.

As empresas no Brasil estão dando maior ênfase à qualidade dos dados, compreendendo que a qualidade de seus modelos depende da qualidade dos dados inseridos neles, diz o relatório do ISG. Como resultado, há uma crescente demanda por aplicativos exclusivamente dedicados ao manuseio de ativos de dados, afirma o relatório.

“Seja generativa ou tradicional, a IA já está revolucionando as empresas”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global de pesquisa do ISG Provider Lens. “Independentemente de como a GenAI evolui para enfrentar os desafios que as empresas enfrentam, já existem inúmeras histórias de sucesso de IA em diversas áreas de negócios”.

PUBLICIDADE

O relatório também examina como os provedores de serviços gerenciados estão utilizando a IA para identificar falhas estruturais em um sistema e, em seguida, reformular os designs arquitetônicos para corrigi-los em um processo contínuo de melhoria.

O relatório ISG Provider Lens™ Analytics Services de 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 42 provedores em seis quadrantes: Serviços de Ciência de Dados para Grandes Empresas, Serviços de Ciência de Dados para Médias Empresas, Serviços de Engenharia de Dados para Grandes Empresas, Serviços de Engenharia de Dados para Médias Empresas, Serviços de Gerenciamento de Dados para Grandes Empresas e Serviços de Gerenciamento de Dados para Médias Empresas.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima