Créditos da imagem: Curto News/Bing AI

Mais de um terço das empresas da UE adotam IA, revela relatório

Mais de um terço das empresas europeias adotaram inteligência artificial (IA) em 2023, à medida que o uso de IA generativa aumentou, revelou um relatório encomendado pela Amazon.

A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia (UE), apresentou em 2021 a sua visão para a Década Digital de 2030 para transformar a região, com 80% da população adquirindo competências digitais básicas, conectividade 5G em todos os lugares e 75% das empresas da UE utilizando serviços em nuvem.

PUBLICIDADE

Em 2022, no entanto, apenas um quarto das empresas da UE tinha adotado a inteligência artificial e um relatório do ano passado estimou que a União Europeia corria o risco de ficar dez anos atrás dos seus objetivos da Década Digital, a menos que os governos se concentrassem em preencher tal lacuna.

“O ano passado foi crucial; de Malmo a Milão, a acessibilidade da IA ​​generativa criou um apetite por experimentação entre consumidores e empresas”, disse Tanuja Randery, Diretora Geral da AWS, à Reuters.

“A adoção acelerada da IA ​​no ano passado ajudou a colocar a Europa no caminho certo para cumprir os seus objetivos da Década Digital”, disse ela.

PUBLICIDADE

A pesquisa realizada pela Strand Partners com mais de 16.000 cidadãos e 14.000 empresas revelou que 38% das empresas estavam experimentando a IA.

O relatório estimou o impacto econômico positivo da IA ​​em 600 bilhões de euros adicionais, acima de uma estimativa anterior de 2,8 bilhões de euros.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

PUBLICIDADE

Rolar para cima