Créditos da imagem: Reprodução/Canva

OpenAI e Common Sense Media firmam parceria visando promover segurança e responsabilidade em IA

A OpenAI fez uma parceria com a Common Sense Media a fim de criar diretrizes de uso de inteligência artificial (IA) para pais, educadores e jovens adultos - com foco na segurança e na responsabilidade.

Procurando conquistar a confiança dos pais e dos decisores políticos, a OpenAI embarcou em uma parceria estratégica com a Common Sense Media. Esta organização sem fins lucrativos, conhecida pelas suas avaliações críticas da adequação da mídia e da tecnologia para o público mais jovem, junta-se à gigante da tecnologia para desenvolver diretrizes abrangentes de inteligência artificial.

PUBLICIDADE

Estas diretrizes e recursos educacionais destinam-se a pais, educadores e jovens adultos, com foco no uso seguro e responsável das tecnologias de inteligência artificial.

Preenchendo a lacuna de conhecimento da IA

Um dos objetivos principais desta parceria é preencher a lacuna na compreensão da IA ​​entre os pais e a geração mais jovem. As pesquisas mostram que, embora uma percentagem significativa de estudantes esteja familiarizada com ferramentas como o ChatGPT, os pais estão menos conscientes destas tecnologias. 

Através desta parceria, tanto a OpenAI como a Common Sense Media pretendem aumentar o impacto positivo da inteligência artificial ​​nas famílias e nos educadores.

PUBLICIDADE

Desenvolvendo ferramentas de IA “adequadas para toda a família”

A OpenAI , sob a orientação do CEO Sam Altman, planeja selecionar aplicativos de chatbot GPT “adequados para toda a família”. Estes serão adaptadas para se alinharem com os padrões de classificação e avaliação da Common Sense Media, garantindo que estas ferramentas sejam seguras e benéficas para uso familiar.

Uma estrutura para avaliação da IA

A colaboração também envolve a recém-introduzida estrutura de avaliações e análises de produtos de IA da Common Sense Media. 

Esta estrutura foi projetada para funcionar como um “rótulo nutricional” para aplicativos de IA, destacando seu uso seguro e ético e seu impacto geral. Pretende esclarecer como estas ferramentas são utilizadas e identificar potenciais áreas de benefícios ou danos.

PUBLICIDADE

Desafios regulatórios e o papel da IA

A OpenAI tem seus desafios, especialmente por parte dos órgãos reguladores. A Comissão Federal de Comércio dos EUA e as autoridades europeias de dados levantaram preocupações sobre o tratamento de dados e a precisão das informações fornecidas por ferramentas de IA como o ChatGPT . Abordar estas preocupações é uma prioridade para a OpenAI , uma vez que procura provar os benefícios sociais das suas aplicações de IA.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima