Créditos da imagem: Curto News/ BingAI

Quase metade dos candidatos a emprego usam IA para aprimorar seus currículos, revela pesquisa

A ascensão da inteligência artificial (IA) fez com que quase metade dos candidatos a emprego utilizassem as ferramentas de IA para ajudar a melhorar seus currículos, revelou uma nova pesquisa do Canva.

O Canva fez parceria com a Sago para entrevistar 5.000 gerentes de contratação e 5.000 candidatos a emprego dos EUA, Reino Unido, Índia, Alemanha, Espanha, França, México e Brasil para avaliar as últimas tendências que influenciam o processo de procura e contratação de emprego. 

PUBLICIDADE

A pesquisa descobriu que cerca de 45% dos candidatos a emprego usaram IA generativa para construir, atualizar ou melhorar seus currículos. Esse número foi mais elevado na Índia (74%) e no Brasil (50%), enquanto foi mais baixo em França (33%) e Espanha (34%).

O estudo também mostrou que os gestores de contratação são receptivos ao uso de inteligência artificial por candidatos que buscam tornar seus currículos mais criativos. 

Descobriu-se que 90% dos gestores de contratação entrevistados disseram que é aceitável usar IA generativa em materiais de candidatura, com 46% dizendo que deveria ser usada minimamente para aumentar as ideias e o conteúdo de um candidato, e 44% dizendo que pode ser usada para criar qualquer conteúdo.

PUBLICIDADE

Dos candidatos que usaram IA em seus currículos, cerca de 56% disseram estar “muito satisfeitos” com a aparência de seu currículo.

Aqueles que ainda não usaram IA generativa manifestaram interesse em fazê-lo para atualizar o seu currículo ou criar uma nova versão do mesmo no futuro (81%).

A pesquisa também descobriu que 71% dos recrutadores acreditam que os currículos somente em texto se tornarão obsoletos nos próximos cinco anos, e 57% dos gerentes de contratação preferem currículos com elementos visuais em vez de currículos totalmente em texto. 

PUBLICIDADE

Amy Schultz , chefe global de aquisição de talentos do Canva, observou que a ferramenta Magic Write com tecnologia de IA do Canva foi usada 5 milhões de vezes em designs de modelos de currículo no ano passado.

Leia também:

Procurando uma ferramenta de Inteligência Artificial para facilitar a sua vida? Neste guIA, você navega por um catálogo de robôs movidos a IA e conhece suas funcionalidades. Confira a avaliação que a nossa equipe de jornalistas deu para elas!

Rolar para cima