ucrania-russia-bandeiras
🗺 Curto Mundo

Rússia X Ucrânia: origens do conflito e riscos para o mundo

10-ago 15:09
3 min

Estamos vivendo o início de uma 3ª Guerra Mundial? O que motivou a Rússia a atacar a Ucrânia? Por que o conflito dura mais de 5 meses? O Curto traz um compilado sobre a Guerra no continente europeu.

Origens da guerra

  • No dia 24 de fevereiro de 2022, o mundo entrou em estado de alerta para um conflito militar internacional potencialmente alarmante,  o primeiro desde a 2ª Guerra Mundial. Naquela madrugada, o exército russo invadiu a Ucrânia sob o argumento de ameaças de expansão do Ocidente sobre o país da antiga União Soviética. A Ucrânia desejava pertencer a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Esse desejo, expresso pela boca do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky – declaradamente avesso à influência russa – foi entendido pela Rússia como um risco.
  • A instabilidade na região é antiga: disputas territoriais na Ucrânia perduram há séculos e já foram protagonizada por diversos povos, como os eslavos e até os vikings .

Vidas perdidas

Desde o dia 24 de fevereiro até 7 de agosto, o confronto armado matou mais de 193 mil soldados das forças ucranianas e cerca de 90 mil das forças russas. Estima-se que, no mesmo período, as mortes de civis superem 33 mil, segundo dados repassados pelos governos russo, ucraniano, britânico, estoniano e norte-americano. Apesar de autoridades e organizações divulgarem dados sobre as perdas humanas na guerra, o número exato de vítimas fatais dentro ou fora do combate é visto como uma informação sensível e ainda não totalmente conhecida. (BBC*)

Tire suas principais dúvidas e entenda mais sobre as tensões entre a Rússia e a Ucrânia:

Curto curadoria de vídeos

▶TikTok

Para quem quer entender as tensões diplomáticas que acontecem na Europa de uma maneira simples, rápida e bastante prática, há bons vídeos explicativos e bem humoradas no Tiktok e em outras plataformas, com resumos de notícias e atualizações diárias sobre este e outros assuntos relacionados à geopolítica contemporânea..

▶Youtube
▶Cinema

Para quem prefere aprender de um jeito um pouco mais old school, com profundidade, vale checar estes filmes que explicam como aconteceu a escalada da violência em território ucraniano: