nasa-artemis-sls-scaled-aspect-ratio-930-440
Curto Tecnologia

Nasa lançará foguete à Lua no dia 14 de novembro

12-out 15:20
2 min

A Nasa anunciou, nesta quarta-feira (12), a data da nova tentativa de lançamento de seu megafoguete à Lua. A terceira tentativa de decolagem da Artemis I já realizada neste ano deve acontecer no dia 14 de novembro, com datas alternativas na mesma semana.

O foguete SLS, mais poderoso já elaborado pela agência, está abrigado no Centro Espacial Kennedy.

A missão não tripulada Artemis 1, que o lançaria até o satélite natural, havia sido adiada em setembro pela terceira vez.

Dificuldades

O megafoguete não pode ser lançado devido a problemas técnicos, como vazamentos de gás, e depois pelo furacão Ian, que castigou a Flórida, local de decolagem do foguete. (UOL)

“As inspeções e análises da semana passada confirmaram que é necessário um trabalho mínimo para preparar o foguete e a nave espacial para seu lançamento”, escreveu a agência espacial dos EUA em seu blog.

Novo dia e horário

Com duração de 69 minutos, a nova janela de lançamento será aberta em 14 de novembro, à 00h07 hora local (1h07 em Brasília), com datas alternativas de 16 de novembro, à 1h04 (hora local), e 19 de novembro, à 1h45 (hora local).

Artemis 1

50 anos depois da última missão do programa Apollo, o Artemis é o novo programa símbolo da Nasa.

A missão busca garantir que a cápsula de Orion, no topo do foguete, seja segura para transportar humanos para a Lua no futuro.

Com AFP

(🚥): pode exigir registro e/ou assinatura
(*): conteúdos em outros idiomas são traduzidos pelo Google Tradutor