mathieu-stern-1zO4O3Z0UJA-unsplash-aspect-ratio-930-440
💰Curto Economia

PIB: o que é? Para que serve? Como é medido?

22-ago 19:42
4 min

Você já deve ter ouvido, lido e visto a sigla PIB inúmeras vezes, mas é bom entender exatamente que se trata. O Curto News desenrola!

O que é PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é uma medida do desempenho econômico de um país, cidade ou estado. Esse indicador é calculado a partir da soma de todos os bens e serviços finais produzidos na moeda local ao longo de um período.

Para que serve o PIB?

O objetivo desse cálculo é indicar quanto é produzido, investido e consumido em cada local. O PIB costuma ser o termômetro para saber se economia de um país ‘vai bem’, ou seja, se o país está crescendo.

Como é calculado?

Cada país tem sua métrica. No Brasil, o cálculo do PIB é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB anual do país é a principal medida usada pelos economistas para comparar o crescimento econômico de dois países ao longo do tempo.

Para o cálculo do PIB, são utilizados diversos dados, segundo o IBGE. Alguns são produzidos pelo instituto e outros vêm de fontes externas. Essas são algumas das peças que compõem o quebra-cabeça do PIB*:

*Fonte: IBGE

O site G1 produziu uma explicação bem didática, detalhando como é feito esse cálculo. São três formas mais usadas para chegar ao mesmo resultado:

Oferta

Somar tudo que se produz durante o período de tempo analisado. Nessa conta, entram os resultados da agropecuária, da indústria e dos serviços.

Demanda

Somar o que se gastou no país ao longo de um período. Entram nessa conta o consumo das famílias, os gastos do governo e os investimentos das empresas e do governo. Além disso, adiciona-se também o saldo da balança comercial: o que o país exportou menos o que foi importado.

Renda

Somar de todas as remunerações. Nesta conta entram salários, juros, alugueis e lucros distribuídos.

Ah! Apesar do PIB ser geralmente calculado por países, também pode-se medir o PIB de uma cidade, bairro ou de um setor econômico, por exemplo.

Neste vídeo, o IBGE explica de maneira fácil como se calcula o PIB:

PIB per capita

É o PIB dividido pela quantidade de habitantes do local a que ele se refere. O PIB per capita é uma medida paralela que avalia o tamanho de uma economia em proporção a sua população. Ou seja, a intenção é medir a distribuição dos bens e produtos em cada local. Por exemplo, apesar do PIB do Brasil e do Canadá serem cerca de 7,4 trilhões ao final de 2019, o PIB per capita do Brasil era muito menor, porque foi dividido por 211 milhões de brasileiros, mais que o quádruplo da população canadense no mesmo período. (CNN)

PIB x riqueza

O PIB, porém, não é a melhor medida da riqueza de um país, pois não reflete o ”estoque” e sim o fluxo de bens e serviços de um determinado período. O fluxo econômico acumulado antes do período de cálculo é desconsiderado. Para comparar riquezas entre países, é utilizado seu Tesouro Nacional, que funciona como o caixa do governo.

Limitações do PIB como indicador

Como o aquecimento da economia não reflete, sozinho, a qualidade de vida, a saúde e a educação de um lugar, o uso do PIB como medidor da condição de vida é limitante. Ficam de fora fatores como o nível da distribuição de renda, o nível de preservação ambiental e outros aspectos relevantes.

Veja também: